segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SAIBA DIZER NÃO

 (...) o que eu quero dizer é que ninguém quer gente boazinha em lugar nenhum (...)


  
 Quando a pessoa é muito legal e boazinha tem muita dificuldade em contrariar as pessoas e dizer não, não somente na vida afetiva, mas também na pessoal e na profissional. Eu era assim, quando terminei a faculdade arrumei meu primeiro emprego somente 2 anos depois, pois onde eu morava o mercado de trabalho era muito saturado então me mudei para outro estado sozinha. Lá arrumei emprego em 8 dias! Quando comecei me dediquei ao máximo, o setor era difícil, nenhuma chefia queria estar no meu lugar, me dedicava, fazia hora extra, ia trabalhar de madrugada e tentava fazer sempre o que administração mandava. Eu achava que estava indo bem, mas para minha surpresa: quase fui demitida! Alegaram que eu era uma chefe muito boazinha, simpática, eles queriam uma pessoa mais durona, além disso eu sempre concordava com a gerência, não sabia impor meu ponto de vista, não sabia dizer não... o que eu quero dizer é que ninguém quer gente boazinha em lugar nenhum, querem pessoas de pulso, de opinião, principalmente nos cargos de chefia...

Para quem tem dúvida se é bom ou bonzinho, eis as cinco características do bonzinho:

1. O bonzinho é ouvinte. Em uma reunião, evita dar palpite. E está sempre fazendo aquele gesto de positivo com a cabeça.
2. O bonzinho concorda com tudo. Principalmente com aquilo que não concorda. Sempre acha que é melhor não arrumar confusão e conversar depois, com mais calma.
3. O bonzinho não desafia ninguém. Não gosta de discórdia. Para ele, o empate é ótimo resultado.
4. O bonzinho jamais desabafa. Mesmo quando está uma arara, continua com aquela expressão de manequim de loja de shopping.
5. O bonzinho detesta aparecer. Se surgir uma daquelas raras oportunidades de matar um dragão e virar o herói da empresa, o bonzinho prefere sentar e ficar esperando o dragão morrer de velho. (Clássicos do mundo corporativo, Max Gehringer)





  Mas se você nasceu assim, o que vai fazer? Podemos começar com um exercício mental, tente dizer NÃO, uma vez no seu dia, quando ver que está bem, aumente para 2 vezes ao dia e depois 3 vezes ao dia... Depois estará mais confiante! Claro que não precisa dizer não para tudo, mas comece a analisar as situações com frieza, por que você deve dizer NÃO para determinada situação? É necessário? É preciso? Dizer SIM, quando na verdade queria dizer NÃO, vai te prejudicar futuramente?
PENSE NISSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário